11.12.17

Golden Sushi, o amor pela cozinha nipónica

Golden Sushi, Hotel Portugal

Por muito que se goste de sushi este não é uma comida de todos os dias. E por isso de cada vez que vamos comer sushi há algo de festa no processo de escolher o restaurante e decidir o que comer, fazendo de cada prato um presente por abrir que chega à mesa. O Golden Sushi fica no inspirador Hotel Portugal e é um lugar desses onde qualquer refeição parece sempre uma comemoração mesmo que seja dia de semana. A sala branca e com decoração simples funciona como uma tela em branco para as muitas cores que chegam no prato, em propostas que vão do sushi mais tradicional ao de fusão.

O menu com vinhos pensado especialmente para duas pessoas será a nossa escolha nesta visita, com a responsabilidade a ficar nas mãos do chef José Delgado. As Ostras com Ceviche que abrem o nosso almoço são tão bonitas que quase apetece não comer. Felizmente lá acabamos por arranjar coragem para provar e apreciar o fino equilíbrio entre ácido e doce, com a explosão de sabor a mar a compensar a audácia.

Golden Sushi, Hotel Portugal
Golden Sushi, Hotel Portugal

No copo, o vinho verde da Quinta de Beiredos combina muito bem com o Kimuchi de salmão e atum que se segue e que alegremente dividimos entre nós. A conversa que enche a mesa é sinal que os comensais estão felizes e, pelo canto do olho, vejo a concentração do chef enquanto prepara o nosso próximo prato.

O rosa do camarão e o verde do abacate fazem do Uramaki com camarão e salmão, abacate e cebola crocante e alho francês, maionese japonesa e molho sweet chili um daqueles pratos que pede para ser fotografado várias vezes. Talvez o meu favorito de toda a refeição tenha sido este pouco tradicional rolo pela diferença de texturas oferecida, entre o suave e o crocante, e a escolha certeira dos molhos. Acho aliás que comi mais que a minha parte, com a complacência bondosa da minha companhia.

Golden Sushi, Hotel Portugal



Golden Sushi, Hotel Portugal

Orgulhoso da sua visão aberta da cozinha japonesa, José Delgado assume que este Hot Roll primavera: tempura de camarão, atum e teriyaki do chef é uma ideia que faz da fusão de sabores e técnica um caminho para a experimentação. Sendo o primeiro prato quente do almoço, a diferença de temperatura causa uma quebra curiosa e as papilas gustativas parecem reagir com a exacerbação dos sabores mais doces.

Como que a provar esta teoria de criar rupturas entre pratos, o que vem imediatamente a seguir altera de novo o registo. Fresco e limpo, o Sashimi mix: lírio, atum, salmão e barriga de salmão quer mesmo que seja a diferença entre os peixes a marcar o ritmo enquanto escolhemos a sequência para os provar. Para mim foi o lírio, vindo dos Açores, a fazer o prato mas a curiosidade maior incidiu sobre a barriga de salmão, que à semelhança da ventresca de atum, é uma das partes mais saborosas do peixe. A proposta final do menu faz questão de voltar a abanar convicções: o Gunkan com ceviche e barriga de salmão é tão bonito como delicioso e, ainda que a fome há muito tenha abandonado a mesa, como com vontade. Trocamos sorrisos e prometemos voltar. Foi um almoço a saber a festa.

Golden Sushi, Hotel Portugal

50€ para 2 pessoas (com Vinho Quinta de Beiredos)

~~

Golden Sushi
Hotel Portugal,
Rua João das Regras, 4C
Lisboa