2.8.16

Camarões estaladiços (com aïoli)

Camarões estaladiços (com aïoli)

Agosto chegou. Na cidade grande a vida abrandou o ritmo e mesmo quem trabalha reconhece o tom de uma música diferente, mais pausada e descontraída. Já para quem partiu de férias tudo acontece ao sabor do ansiado descanso, entre mergulhos e sestas. Num e noutro caso, a mesa muda de feição e torna-se mais descomprometida e fresca. Quer-se comida cheia de sabor, pouco tempo na cozinha e cores bonitas.

A promessa de refeições simples, encontros com os amigos e muita conversa finalmente posta em dia dão brilho aos dias longos e quentes. Os ingredientes disponíveis no mercado abrem a porta a receitas saborosas, cheias de cor e com esforço mínimo. São assim estes camarões gulosos, a pedir uma cerveja ou um chá gelado.

cebolos Camarões estaladiços (com aïoli)

É muito fácil panar camarão em quantidades maiores desde que se organize a "linha de montagem", passando por farinha de milho, ovo batido e coco ralado. Na Actifry consegue-se ainda uma versão mais saudável onde o sabor se mantém e a textura estaladiça está presente. A receita de hoje tem o bónus de ser isenta de glúten, com a farinha de milho a ajudar a criar o crocante que se quer quando se dá uma dentada num panado.

Para servir, um aïoli verde de manjericão para um contraste de cor e textura e mais uma camada de sabor. Fácil de fazer e com a garantia de nunca falhar, é o molho perfeito para muitas comidas de Verão. Os camarões estaladiços podem ainda ser servidos em folhas de alface, para uma refeição ligeira. E viva o tempo quente!

Camarões estaladiços (com aïoli)



Camarões estaladiços (com aioli de manjericão)

rende 20-30, dependendo do tamanho

20-30 camarões (grandes ou médios), sem casca
75 g farinha de milho
1 ovo, batido
75 g farinha de coco ralado
1/2 colher Actifry óleo de amendoim
flor de sal, para temperar

para o aioli:
4 folhas manjericão, picadas
1 ovo
125 ml óleo de girassol
125 ml azeite virgem extra (frutado)
2 dentes de alho, picados
2 colheres (chá) sumo de limão
flor de sal

Lave os camarões e seque em papel de cozinha. Coloque a farinha de milho, o ovo e o coco em 3 tigelas e por esta ordem passe cada camarão na farinha de milho, no ovo e finalmente no coco. Pincele a cuba da Actifry com o óleo e disponha os camarões, deixando algum espaço entre cada um. Programe 2 minutos. Com cuidado, abra a Actifry e vire cada camarão. Programe mais 2 minutos, até estarem dourados.

Para o aioli: deite o ovo, o alho e o sumo de limão no copo da varinha mágica. Com um pouco de óleo bata os ingredientes. Vá vertendo o óleo em fio, sempre com a varinha em movimentos verticais. Quando tiver envolvido todo o óleo faça o mesmo com o azeite, juntando o manjericão no final. Tempere com flor de sal.

Retire os camarões da cuba da Actifry assim que estiverem prontos para um prato de servir e tempere generosamente com flor de sal. Sirva com o aioli*, em folhas de alface (opcional).

*pode substituir o aioli por uma maionese de boa qualidade a que junta o manjericão e um pouco de sumo de limão.